Rani Pierotti

As moendas de cana e açúcar são originalmente com 3 rolos sendo dividido em rolo inferior de entrada

 ( esmagadeira ), rolo superior e rolo inferior de saída ( secadeira ). Assim se define um terno de moenda de cana de açúcar para trabalhar com cana inteira. 

Quando passa a trabalhar com cana picada ou demais ternos interligados todos os rolos passam a ter função de secar e o terno de moenda é fabricado para cana picada com muitas diferenças do convencional para cana inteira entre elas: ângulo e ajuste bagaceira, ângulo entrada de cana, rodetes, pista de regulagem do Castelo dentre outros…

Assim utilizamos dois sistemas para cana picada:

Sistema convencional: consiste na moenda de 3 rolos com um 4° tambor alimentador adaptado 

( rolo carambola ) melhorando a entrada de cana de açúcar picada no terno. É um sistema mais simples, porém de baixo custo. A cana picada entra na moenda de forma horizontal na esteira. 

Sistema avançado: Dotado um 4° rolo de moenda frisado, chamado press roller ( rolo de pressão ) adaptado em cima do Castelo com chute donely com visor de nível de cana picada e esteira vertical de arraste ( esteira metálica ). Esse conjunto é o utilizado nas grandes usinas melhorando moagem, extração e possibilitando automatização. Este aumenta-se 15 a 20% a moagem ( passagem de cana ) quando se comparado com sistema convencional. A cana picada entra na moenda na vertical formando uma 

“ colcha “ de cana picada no chute donely  favorecendo a alimentação no terno.