Rani Pierotti

Picador de Cana

O objetivo básico do preparo da cana é aumentar a sua densidade e, consequentemente, a capacidade de moagem, bem como realizar o máximo rompimento das células para liberação do caldo nelas contido, obtendo-se, portanto, uma maior extração.

Existem dois tipos de preparo de cana, um picador que consiste em facas grandes lisas e fixas e um desfibrador que são martelos menores oscilantes passando numa placa desfibradora. Nas grandes usinas utilizam os dois equipamentos em sequencia para picar e desfibrar a cana de açúcar, abrindo as células de da cana e proporcionando um melhor preparo para extração nas moendas. 

Porém estes dois equipamentos possuem um custo alto e consomem muita potencia instalada. 

A Rani Pierotti desenvolveu um picador misto, que consiste em facas lisas pequenas oscilantes que passam numa placa desfibradora ou seja um picador que inicia um processo de desfibramento utilizando baixa potencia aplicada. 

Este picador/desfibrador é inteiramente projetado para não haver manutenções periódicas e as facas possuem corte dos dois lados sendo que podem ser afiadas no local.  

Utilizamos rolos guia ( tambor alimentador ) que compacta a cana de açúcar à sua entrada e eixos contra-faca para padronizar o corte, evitar embuchamentos e não ter nenhuma força aplicada em cima da esteira de transporte. 

Neste conjunto há duas esteiras: Uma esteira de entrada de cana de açúcar ( lençol de borracha ) que destina-se para alimentação do picador. É para cana de açúcar inteira e normalmente tem metragem de 5 a 8 metros. E também temos a esteira de cana picada ( lençol de borracha ) que serve para alimentar as moendas, fica instalada na saída do picador. 

Possuímos dois tipos de picador/desfibrador sendo um modelo para cana inteira convencional e um modelo para toletes ( 15 a 25cm ) quando cortado com maquina.

Os operadores controlam a quantidade de cana sobre a esteira transportadora que a transfere para picador/desfibrador e assim para as moendas automaticamente. Caso cliente opte em não ter operador utilizamos outro equipamento chamado mesa alimentadora 45°.

 

Para uma melhor moagem desenvolvemos um picador de cana para auxiliar a máxima extração por tonelada de cana.

Com picador é necessário ter uma moenda de 4 rolos para que a cana picada entre uniformemente sem que haja embuchamentos ou excesso.

Nosso picador trabalha com sistema de facas oscilantes, serve para qualquer tamanho de moenda.

Com o picador tem-se a esteira de entrada da cana inteira com rolos guia e a esteira de cana picada para abastecimento do engenho, ambas com lençol de borracha.

Principais características do picador

– Baixo consumo de energia.

– Picador para cana inteira ou em toletes.

– Picador todo contra-balanceado.

– Trabalho continuo sem vibrações ou ruídos

– Sistema de facas oscilantes permitindo maior área de contato com a cana e uma cana picada com maior qualidade

– Facas especiais com corte dos dois lados, ou seja, poderá inverter o lado do corte com tempo assim o equipamento terá o dobro de vida útil.

– Eixos com qualificação aço 1.045 para evitar quebras e desgaste

– Angulação de entrada e saída da cana com facilidade de caída na esteira.

– Porcas autotravantes

– Proteção em todo o picador

– Sistemas de rolos guias com garras para auxiliar a entrada da cana.

– Motoredutor com transmissões por corrente, na esteira

– Sustentação com pés para fixação.