Moagem Dupla
Após o preparo, a cana picada é enviada à moenda para ser moída e extrair o caldo. Na moenda, a cana picada é exposta entre rolos sob pressão e expulsando o caldo do interior das células. Após a moagem o bagaço é levado por uma esteira transportadora metálica ou lençol de borracha até outros ternos de moendas subsequentes.
Quando se fala em extração = n° ternos de moendas interligados. Quanto maior a quantidade de ternos maior a extração. Nas grandes usinas são 5 a 6 ternos de moendas com extração de 94%. A retirada do caldo de cana de açúcar é fácil até os primeiros 50% e a partir deste ponto o esforço nos rolos é triplicado podendo haver quebras em equipamentos inferiores.
Um terno de moenda para cana inteira: 65 a 70%*
Dois ternos de moendas interligados: 70 a 75% *
Tres ternos de moendas interligados: 76 a 82% *
Quatro ternos de moendas interligados: 84 a 86% *
*Considerando cana de açúcar com fibra a 12,5%
Quando se quer produção = Tamanho dos ternos de moendas
As moendas de cana de açúcar Rani Pierotti são projetadas para ter uma melhor produção considerando a maior extração em um único terno de moenda, pois utilizamos em toda estrutura uma folga mecânica principalmente nos eixos dos rolos para não haver rompimentos possibilitando assim um rpm maior e consequentemente velocidade periférica dos rolos maio.
Embebição:
Adiciona-se água numa proporção de 30%. A isto se chama embebição, cuja função é embeber o interior das células da cana diluindo o açúcar ali existente e com isso aumentando a eficiência da extração, conseguindo-se assim extrair cerca de 96% do açúcar contido na cana. Existem dois tipos de embebição, simples e composta dependendo da quantidade dos ternos interligados.
Conjunto de ternos de engenhos
É um conjunto de dois ou mais engenhos interligados através de uma esteira intermediaria que consiste na passagem da cana por mais vezes permitindo um aumento de moagem e principalmente extração.
Neste conjunto pode-se colocar engenhos de mesmo porte ou com diferença entre tamanhos.
A vantagem de colocar engenhos equivalentes são todas as peças iguais podendo, com o tempo, inverte-las para um aproveitamento melhor.
Esteira intermediária:
É uma esteira de borracha acoplada aos engenhos que leva o bagaço ao seguinte engenho. É parafusado nas bases dos equipamentos e com adaptação de tração no próprio engenho, fazendo assim um conjunto único. Nesta esteira é realizada uma embebição do bagaço com água quente, que ajuda o próximo engenho a retirar o açúcar da casca da cana (onde se concentra o melhor açúcar).
Extração aproximada para um terno de engenho: 65 a 70% mediante à qualidade da cana.
Extração aproximada para dois ternos de engenhos: 75 a 82% mediante à qualidade da cana.
Considerando esta diferença de extração, pode se ter idéia de quanto caldo ainda é desperdiçado quando se trata de um terno de engenho. Nestas proporções um segundo engenho com sistema de dois ternos é viável ao longo das safras.
A Rani Pierotti se destaca por apresentar projetos especiais com alto custo-beneficio para qualquer necessidade e conta com inúmeros equipamentos funcionando plenamente em todo o Brasil e inclusive em Portugal.
As moendas de cana e açúcar são originalmente com 3 rolos sendo dividido em rolo inferior de entrada
(esmagadeira ), rolo superior e rolo inferior de saída ( secadeira ). Assim se define um terno de moenda de cana de açúcar para trabalhar com cana inteira.
Quando passa a trabalhar com cana picada ou demais ternos interligados todos os rolos passam a ter função de secar e o terno de moenda é fabricado para cana picada com muitas diferenças do convencional para cana inteira entre elas: ângulo e ajuste bagaceira, ângulo entrada de cana, rodetes, pista de regulagem do Castelo dentre outros…
Assim utilizamos dois sistemas para cana picada:
Sistema convencional: consiste na moenda de 3 rolos com um 4° tambor alimentador adaptado
( rolo carambola ) melhorando a entrada de cana de açúcar picada no terno. É um sistema mais simples, porém de baixo custo. A cana picada entra na moenda de forma horizontal na esteira.
Sistema avançado: Dotado um 4° rolo de moenda frisado, chamado press roller ( rolo de pressão ) adaptado em cima do Castelo com chute donely com visor de nível de cana picada e esteira vertical de arraste ( esteira metálica ). Esse conjunto é o utilizado nas grandes usinas melhorando moagem, extração e possibilitando automatização. Este aumenta-se 15 a 20% a moagem ( passagem de cana ) quando se comparado com sistema convencional. A cana picada entra na moenda na vertical formando uma
“ colcha “ de cana picada no chute donely favorecendo a alimentação no terno.